O objetivo do curso é ensinar consultores e gestores como utilizar a CCS e os resultados de análise do leite por PCR para diagnosticar problemas de mastite e elaborar um Plano de Ação para resolvê-los.
A turma do primeiro semestre de 2024 era composta por produtores, consultores, gerentes e supervisores de fazendas de leite. Houve muita troca de experiência e discussões sobre as dificuldades enfrentadas nas fazendas para controlar a mastite e diminuir a CCS.
Foi ensinado o Método de Análise e Solução de Problemas de Mastite (MASP-M), desenvolvido pela Clínica do Leite, para controlar a mastite e reduzir a CCS da fazenda.
A parte teórica do curso foi ministrada na seda da Clínica do Leite, em Piracicaba – SP, e foi conduzida pelo prof. Paulo Machado (diretor da Clínica do Leite e criador do método, com mais de 45 anos de experiência em fazendas de leite) e o prof. Sandro Viechnieski (Gerente de relacionamento da Clínica do Leite e proprietário/gerente da Fazenda Starmilk, vem implementando o Sistema MDA de gestão na fazenda há mais de 20 anos).
Após o módulo teórico, foi realizado o módulo prático, em que a turma colocou a mão na massa, praticando o método em uma fazenda real, para fixar o conteúdo e aprender pontosd importantes no campo.
O módulo prático foi realizado na Fazenda Starmilk, em Cascavel – PR.