O ano de 2024 foi rico em aprendizados…
Aprendemos que o método PCR para identificação de bactérias é uma ferramenta valiosa para aqueles que querem controlar a mastite. Fizemos um experimento na Fazenda StarMilk utilizando o PCR, onde identificamos a presença de Staphylococcus aureus no leite do tanque, quando tinha uma CCS da ordem de 300 mil/mL em junho deste ano. Agrupamos o leite dos 750 animais em “pools” de 5 e, naqueles onde foi detectada a presença da bactéria, analisamos cada animal. Os animais positivos foram tratados, separados em um lote ou descartados quando possível. Ao final de 6 meses de trabalho não mais detectamos a presença de S.aureus no leite do tanque e a CCS caiu para 120 mil/mL, fora o lote que foi separado e que está sendo descartado aos poucos. Foi uma experiência gratificante pois vimos que somente o PCR nos permite fazer análise de grande número de animais em menos de uma semana, com resultados de grande acurácia e, também, constatamos que a taxa de cura com antibiótico a base de cefalosporinas em animais subclínicos foi superior a 50% trazendo um custo/benefício altamente favorável ao produtor.
Aprendemos que a análise de ácidos graxos no leite do tanque e dos animais individualmente traz informações precisas para gerenciar a nutrição de vacas leiteiras. Em outro experimento, também na Fazenda StarMilk, quando o teor de gordura do leite do tanque era de 3,64% em Abril de 2024, abrimos um FCA (método de análise e solução de problemas da Clínica do Leite) e identificamos que as causas do problema residiam na presença de DDG na fórmula da dieta, além de competição no cocho, irregularidade na mistura dos ingredientes da dieta, falta de comida para alguns lotes quando voltavam da ordenha e falta de empurrar a comida após ½ hora de fornecido.
Mapeamos o processo, eliminamos vários desperdícios, facilitamos o trabalho e capacitamos os tratadores, criamos comunicação visual, um programa de manutenção preventiva de máquinas, o kanban para compra de insumos e uma nova rotina para o supervisor e gerente. Com isso, os resultados de gordura passaram para 4,03% em novembro de 2024 conforme gráfico 1. A economia com as mudanças foi de R$ 62.000,00 por mês.