A Clínica do Leite é uma instituição sem fins lucrativos que atua para a melhoria da gestão da pecuária de leite, por meio de serviços analíticos, de sistemas de informação e da formação de pessoas. Com sede em Piracicaba (SP), é vinculada ao Departamento de Zootecnia da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo (ESALQ-USP).

 
 
banner-quem-somos.jpg

Histórico


 

A Clínica do Leite iniciou suas atividades em 1996, a partir da iniciativa do Professor Paulo Fernando Machado e também de um produtor de leite visionário: Lair Antônio de Souza, proprietário da Fazenda Colorado, de Araras (SP). Ciente da relação direta entre a qualidade do leite produzido e a melhoria do desempenho dos negócios, Souza adquiriu, em 1996, um moderno equipamento de medição de células somáticas e composição do leite. Esse equipamento foi doado à Clínica do Leite, dando início ao nosso Laboratório, hoje responsável pela análise de cerca de 30% de todo o leite produzido no Brasil.

Devidamente credenciado no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o Laboratório agregou uma série de serviços que facilitam o monitoramento da qualidade do leite, incluindo o desenvolvimento de relatórios analíticos para diagnóstico de qualidade pela indústria (LeiteStat), o transporte adequado de amostras a serem analisadas (ClínicaLog) e plataformas de comunicação rápida com os produtores. Em paralelo, passaram a ser desenvolvidas diversas ações com foco na capacitação de profissionais para atuar tanto nas fazendas quanto nas indústrias - com foco na melhoria da qualidade do leite.

Assim, o monitoramento da qualidade e a formação de pessoas tornaram-se os principais eixos de atuação da instituição. Ancorada em sua origem na Universidade, a vocação científica permanece como diferencial do trabalho executado pela Clínica, por meio de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação relacionados às demandas do setor.