Por meio dos resultados das análies do leite, é possível diagnosticar problemas de saúde no rebanho e quais os animais doentes.
Identificação dos ácidos graxos presentes na gordura do leite. Os ácidos graxos são agrupados em ácidos graxos de novo, misto e pré-formado. Os ácidos de novo são sintetizados na glândula mamária a partir da degradação de carboidratos pelos microrganismos do rúmen. Os pré-formados são provenientes da gordura da dieta e da mobilização das reservas de gordura da vaca. Os mistos são provenientes da dieta e do rúmen.
De posse do perfil de ácidos graxos do leite é possível identificar as causas de alteração no teor de gordura do leite. Assim, se o teor de de novo for menor do que 1,0 g/100g de leite temos indicação de mal funcionamento do rúmen, com consequente baixo teor de gordura do leite (<3,8%).
Se, por outro lado, o teor de pré-formado for superior a 1,4 g/100g de leite temos indicação de alta mobilização de gordura corporal devido à cetose ou rápido emagrecimento dos animais, com consequente alto teor de gordura do leite (> 5,0%).
A Clínica do leite disponibiliza relatórios analíticos claros e de fácil interpretação para que o produtor possa alterar a dieta ou o manejo alimentar dos animais, o que levará a um aumento da produção e normalização dos teores de ácidos graxos do leite.
Assiata ao vídeo ao lado para ver como enviar e saiba mais sobre o ClinicaLog.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Mauris placerat vitae diam in feugiat. Vestibulum posuere mi est, sit amet tincidunt nulla viverra id. In vehicula lectus et velit ultricies congue. Curabitur placerat neque tincidunt, viverra elit a, aliquet purus. Nulla iaculis diam ex, eget mattis lorem volutpat vitae. Nunc pulvinar auctor nunc, vel placerat mi venenatis eget. Pellentesque ornare non arcu eu vehicula. Proin blandit finibus metus sed tristique. Nam tristique ex porta ante vulputate pretium.